Começa, nesta sexta-feira (20), a segunda etapa do concurso da Polícia Militar do Tocantins. Nesta fase, os candidatos serão submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF). Os exames seguem até a próxima quinta-feira (26).
- Publicidades -
A data do TAF, inicialmente, estava marcada para 20 a 23 deste mês, mas foi ampliada pelo governo estadual para evitar aglomeração durante as provas. Ao todo, 2 mil candidatos participam dessa etapa.
“Nós estamos nesse complexo, onde nós vamos fazer a grande maioria dos testes. Um dos testes teremos que fazer na UFT, que é a corrida de 12 minutos. Em detrimento dessa logística que nós vamos ter que levar os candidatos para outro local, houve a necessidade de ampliar o período. Também a questão da pandemia para que nós não tivéssemos muitos candidatos fazendo a prova ao mesmo tempo”, explicou o presidente da comissão do concurso, coronel Marizon Marques.
A lista de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da PM foi divulgada no dia 13 de julho. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado junto com o edital de convocação para a realização do TAF.
O documento prevê que não haverá segunda chamada e também que quem estiver com a Covid-19 na data da realização será impedido de prestar o exame. Há ainda um trecho do edital que afirma:
“Os casos de alteração psicológica e(ou) fisiológica temporários (estados menstruais, indisposições, cãibras, Covid-19, contusões, luxações, fraturas etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou que diminuam a performance dos candidatos nos testes do exame de capacidade física serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes”.
A Polícia Militar confirmou que esta é realmente a regra do concurso e informou que “os candidatos devem ser submetidos às mesmas condições, sob pena de inviabilizar a concorrência e consequentemente colocar o concurso em risco”. A não participação nesta etapa vai implicar na eliminação dos candidatos.