O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023 será realizado em Palmas. O evento terá início na segunda-feira, 24, com a cerimônia de abertura no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, e será concluído no sábado, 28, com a cerimônia de encerramento no Estádio Nilton Santos.
- Publicidades -
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), e contará com a participação de mais de 700 pessoas, incluindo cerca de 500 alunas/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal.
A equipe campeã representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, que ocorrerá em julho no Marrocos. O Tocantins será representado pelo Colégio Estadual São José, de Palmas, e pelo Colégio Estadual Guilherme Dourado de Araguaína, que obtiveram as maiores pontuações na fase estadual.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, ressalta a importância do evento para o Tocantins e espera que as equipes locais façam bonito na competição. “O Tocantins receberá pela primeira vez alunas atletas de todos os estados, e para nós é motivo de alegria e muita responsabilidade por estarmos organizando um evento tão importante, de nível nacional. Teremos dois times representando o Estado, esperamos que as nossas equipes façam bonito nos jogos”, afirma.
Para o presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães, a expectativa é positiva, tendo em vista o envolvimento direto das instituições em busca de um evento de excelência.
“Trazer um evento desse porte para o Tocantins, reflete a política da CBDE de descentralização da realização de grandes eventos para estados fora do eixo Sul/Sudeste. O Futebol Feminino vive um grande momento e é uma das modalidades que mais cresce no país, e realizar um evento desse porte é um sentimento de que o trabalho está no caminho certo e que em breve teremos alunas atletas do Tocantins representando as cores de nosso país em eventos esportivos internacionais”, destaca.