Depois de 12 anos, 11 temporadas e vários spin-offs, The Walking Dead chegou ao fim. Colocando pontos finais na trama, o mundo apocalíptico da AMC seguiu por um caminho bem diferente dos quadrinhos escritos por Robert Kirkman.
- Publicidades -
O aguardado episódio final de The Walking Dead levantou os ânimos da audiência. Lançado no último domingo (20), o finale atraiu cerca de 2,27 milhões de espectadores, sendo a maior audiência do programa desde 28 de fevereiro de 2021.
Está longe dos números que a série costumava obter, quando conseguia uma média de 5,35 milhões por estreia de temporada, em especial o ínicio da 5ª temporada que teve 17,29 milhões de telespectadores.
O último episódio fez inúmeras referências a personagens que deixaram a produção ao longo dos anos, boa parte como voiceovers ou montagens em flashback. Entretanto, um dos astros do show, Chandler Riggs (intérprete de Carl Grimes), fez uma breve aparição no capítulo de encerramento.
Riggs pode ser visto andando pelo set de filmagens. Segundo o time criativo da série, Riggs estava na cidade onde a série é rodada e apareceu no estúdio para reencontrar os colegas.
O que acontece no final?
Em seus momentos finais, vemos a resolução do conflito entre Pamela, interpretada por Laila Robins — que esteve controlado a comunidade Commonwealth com mãos de ferro —, e Maggie, Negan, Daryl e Carol.
Nele, os heróis da trama conseguem tomar o controle do lugar e, por pouco, deixam Pamela para morrer. Porém, Daryl traz um de seus discursos e diz que Pamela “construiu esse lugar para ser como o mundo antigo e esse é o maldito problema de tudo isso”.
Após abrirem os portões do lugar, o grupo se junta e mata todos os mortos-vivos do lugar. Em determinado momento, Maggie tem a chance perfeita para matar Pamela, mas, diferente da vilã, ela salva a mulher, que é presa, quebrando o ciclo de violência.
Também temos um desfecho para Carol e Daryl, que oficializam o romance dos dois. Além de Rosita que foi mordida durante uma luta com o morto-vivo e Judith, filha de Rick, que sobreviveu ao tiro de uma arma.
A grande surpresa do episódio ficou para Rick Grimes e Michone, ambos como sobreviventes solitários, procurando por suas famílias. A cena serve mais como uma prévia do spin-off da franquia do que o fechamento de qualquer trama apresentada anteriormente.
A 11ª temporada encerrou, mas não o universo criado pela série. Vários spin-offs estão planejados para os próximos anos como um focado em Daryl Dixon e um estrelado por Maggie e Negan, e outro por Rick e Michonne.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820