As aulas voltaram, e agora? Muitas vezes pode ser bem difícil fazer essa transição, já que as crianças acostumam a não ter muitas regras durante as férias. O R7 ouviu a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza, e a a psicopedagoga e orientadora educacional do colégio MOPI, Adriana Ferreira, para dar algumas dicas para ajudar os alunos e familiares a retomarem a rotina escolar. Confira:
- Publicidades -
Estar presente: Nos primeiros dias de aula, principalmente para os pequenos que estão começando agora, é importante que os pais visitem a escola, conheçam o novo professor e se mantenham inteirados sobre a rotina escolar. Essas atitudes certamente vão trazer mais segurança ao aluno. Para os mais velhos, quanto mais segurança a família transmitir à criança, mais seguros os filhos se sentirão. A família deve destacar, por exemplo, que a criança aprenderá novas coisas ao longo do semestre, deve trabalhar a autonomia e a maturidade. Quando há mudança de escola, o estudante fica mais inseguro, importante o papel e parceria dos pais nesse momento .
Integração com amigos Deixar claro que a criança pode conhecer novos amigos e vai encontrar com aqueles que já fez no início do ano. Incentive a aprofundar os laços de amizade e a interagir com os colegas para que a criança não se sinta deslocada. Adolescente que não quer voltar para a escola é sinal de alerta, principalmente porque o grupo tem um papel importante nessa fase. Fique atento ao bullying. Encoraje seu filho a falar sobre o assunto e a procurar ajuda na escola, se necessário.
Organizar o material É interessante que as crianças tenham autonomia para organizar suas mochilas. Esse processo deve ser feito antecipadamente para que não seja tumultuado. Organizar o material de forma tranquila também auxilia o aluno a ter uma boa transição. Confira o material e faça a reposição do que estiver faltando junto com seu filho.
Dormir na hora certa Nas férias, ninguém se preocupa com o horário, certo? Mas crianças e adolescentes precisam de boas noites de sono para apresentar rendimento escolar satisfatório. Combine com seu filho horários para dormir e acordar, assim ele terá mais condições de estudar com tranquilidade e a adaptação será mais tranquila. O mesmo vale para as refeições, gradualmente volte à rotina.
Horários de estudo Não deixe que a tarefa de casa se acumule. Nos primeiros dias, as crianças ficam um pouco perdidas com a rotina. Ajude seu filho a organizar uma rotina de estudos. Esse hábito vai ajudá-lo a apresentar um bom rendimento escolar e a ter uma participação mais assídua e segura em sala de aula.
Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]