La Serena, no Chile, é uma cidade com 250 mil habitantes. Nesta semana, está na rota do eclipse solar total e ganhou 150 mil pessoas extras. São jornalistas, astrônomos amadores e profissionais, fotógrafos de astronomia, apaixonados pelos fenômenos do céu. Gente do mundo todo.
- Publicidades -
Os mitos por trás do eclipse
A cidade tem uma avenida principal junto à orla da praia. Nesta época do ano, quando a temperatura chega perto de 0ºC, as coisas ficariam mais calmas – no verão, a região costuma receber visitantes do país todo. Com a chegada de todos os turistas fãs do eclipse, o cenário no inverno é outro: trânsito, trailers estacionados e vendedores ambulantes.
Em La Serena, o eclipse solar desta terça-feira entra em sua fase parcial, às 15h22 (16h22 no Brasil), e na total, às 16h39 (17h39 do Brasil). Será 1 minuto e 52 segundos de escuridão, um fenômeno curto, mas que é difícil de ver: o último no Brasil foi em 2006, visto no Rio Grande do Norte, e o próximo será em 2045. Na região de La Serena, o próximo será em 2075 e anterior foi em 1893.
Veja mapa das capitais
Na estrada
Com essa muvuca astronômica, ouve-se principalmente três línguas principais na faixa de areia da praia de La Serena: espanhol, português e inglês.
Ivan Hemmers, de 25 anos, e Sofia Decarlini, de 23, são um casal de Córdoba, na Argentina. Estão na estrada há 5 meses e estacionaram seu carro amarelo na orla da cidade. Eles viajam sem tempo definido e, para tirar um dinheiro, decidiram vender pizzas caseiras na Avenida del Mar. Conheceram outros amigos, com um motorhome, e assim pretendem ver o eclipse. Passaram por La Rioja, San Juan, Mendonza, Santiago do Chile e, agora, La Serena.
Sou de Palmas, informação de qualidade e credibilidade em primeira mão! Quer sugerir ou receber nosso conteúdo? Entre em contato com nossa equipe.
Zap (63) 99223 7820
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE!
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]