Há alguns dias, a Netflix lançou em seu catálogo a nova série dos criadores de ‘Dark‘, Jantje Frise e Baran bo Odar. Intitulada 1899, a produção se tornou um dos assuntos mais comentados do momento não apenas por conta de sua trama confusa, mas também por estar sendo acusada de plágio pela ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin.
- Publicidades -
O roteirista alemão Baran Bo Odar, criador da série junto a Jantje Friese, usou as redes sociais para rebater as acusações de que a série da Netflix seria idêntica a uma obra da quadrinista Mary Cagnin.
Neste final de semana, a cartunista brasileira Mary Cagnin publicou em seu perfil no Twitter que diversos elementos da série são iguais aos de seu quadrinho Black Silence.
“Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas”, escreveu Cagnin.
“Infelizmente nós não conhecemos a artista, nem seu trabalho ou quadrinhos. Nós nunca roubaríamos de outros artistas, já que nos sentimos artistas. Nós também a procuramos e esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio”, escreveu o roteirista, compartilhando ainda uma mensagem de apoio de uma página de fãs da série.
Em suas publicações, a cartunista Mary Cagnin levantou a hipótese de que sua obra pode ter sido plagiada após uma apresentação que ela fez na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2016.
“Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês’, argumentou a artista, também em uma publicação na rede social.
Dos mesmos criadores de “Dark”, também da Netflix, “1899” é uma série de mistério que se passa em um navio de imigrantes a caminho de Nova York.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820