O Arraiá da Capital, uma das festas mais populares do calendário cultural de Palmas, entrou na lista de eventos que precisaram ser adiados por causa da pandemia de Covid-19. Tradicionalmente realizado a junho, estre ano o Arraiá deve ocorrer no segundo semestre, inicialmente com previsão para outubro.
- Publicidades -
O presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins, Julivan Noleto, explicou que com as escolas fechadas se tornou inviável fazer os ensaios e que por isso a data não teria como ser mantida. Normalmente as agremiações ensaiam por pelos menos três meses as coreografias que serão apresentadas no circuíto.
Foi realizada uma reunião virtual com representantes de outras cidades no estado e todos concordaram que apesar do adiamento, as festas juninas não devem ser canceladas. “A gente não pode perder este palco da nossa cultura, de não ter o São João. Mesmo em outro mês a gente consegue fazer um São João”, disse o presidente.
O edital que seleciona os grupos que poderão se apresentar e de quanto será a ajuda de custo para cada um deles ainda não foi publicado. Segundo Julivan Noleto, a Fundação Cultural de Palmas teria sinalizado que todo o processo será mantido.
O circuíto estadual de festas juninas também teve alguns eventos cancelados e outros reduzidos. Este ano, ao invés de três etapas do circuíto serão apenas duas. O concurso de rainhas está mantido, mas o Miss Diversidade e o concurso de rainhas mirins foram cancelados.
As novas datas vão depender de fatores externos, já que também estão previstas para outubro as eleições municipais em todo o país. O calendário das quadrilhas juninas será definido de acordo com o calendário eleitoral.