Na Agrotins 2023, a Polícia Penal do Tocantins marca presença pelo segundo ano consecutivo com uma exposição de produtos confeccionados por custodiados de diferentes unidades penais do estado. O stand da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), localizado no Pavilhão de Desenvolvimento, recebeu a visita de autoridades, estudantes, empresários e admiradores da feira.
- Publicidades -
Entre os destaques da exposição estão os produtos de mais de 12 unidades penais do estado, produzidos com mão de obra carcerária. Um projeto-piloto de produção de cadeiras de rodas se destaca entre os produtos expostos.
Stand da Penal
Além disso, houve demonstração dos armamentos dos policiais penais pelo Departamento de Controle de Armas e Munições (Decam), participação de cães pelo Núcleo de Operações com Cães (NOC), do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e apresentação com drones pela Central de Monitoramento Eletrônico de Palmas.
Na abertura oficial da feira, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, enfatizou o papel do Sistema Penal no trabalho de ressocialização dos detentos. Ele ressaltou que mais uma vez o Sistema Penal do Tocantins demonstra atuar com foco na ressocialização e que a profissionalização é uma das maneiras de alcançar esse objetivo.
O superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes, avaliou positivamente a participação da polícia penal pelo segundo ano consecutivo na Agrotins. Ele expressou sua gratidão ao secretário e ao governador por proporcionarem o espaço para expor o trabalho realizado nas unidades penais. Gomes ressaltou que além do aspecto operacional, a participação na feira mostra o trabalho de reinserção social e profissionalização dos detentos, algo em que eles acreditam e estão empenhados dentro do Sistema Penal.
A exposição de produtos foi coordenada pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e apresentou uma variedade de itens, como blocos e artefatos de concreto, bonecas de Amigurumi, produtos em madeira e palitos de picolé, biquínis, souplats e tapetes em crochê, biojoias, entre outros.
Durante a feira, também foram expostos produtos confeccionados por um dos custodiados que realizou o curso profissionalizante de Panificação e Confeitaria da Unidade Penal Regional de Palmas. O detento expressou sua gratidão pelo apoio da unidade, que proporcionou vários cursos profissionalizantes em diversas áreas, incluindo Panificação e Confeitaria. Ele destacou que é comum ver detentos realizando cursos profissionalizantes dentro das unidades penais e se sente gratificado por poder expor os produtos de sua formação na Agrotins.