No Dia da Escola, 15 de março, alunos comentam como é passar o dia inteiro na unidade escolar. “É a nossa segunda casa”, frisou a estudante Rainara Aparecida Conceição de Souza, 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, localizada em Palmas. Na escola, o aluno aprende, além dos conteúdos, a socializar com os colegas e a desenvolver o senso crítico.
- Publicidades -
Na Escola Estadual Vila União, estudam 237 alunos, matriculados nas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Lá os alunos chegam à escola às 7:45 e são liberados às 16;45 horas. Além dos conteúdos, os alunos participam de projetos que promovem o protagonismo juvenil, de projetos de leitura e os projetos de ciências. A Escola Vila União se destaca como referência cultural com a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, com a Orquestra Sinfônica e com o grupo de teatro, que integra o Balé Popular do Tocantins. Por meio desses projetos, os estudantes saem da escola para conhecer outras unidades de ensino, órgãos públicos e outras cidades.
A diretora Luzeni Lourenço de Araújo Correia explicou que, como a unidade escolar funciona de forma integral, ela tem uma preocupação com a qualidade do atendimento e com a interação entre alunos, professores e funcionários. “Sempre priorizamos o diálogo visando melhorar sempre a relação interpessoal. Aqui, destaco o trabalho de inclusão social, que acontece principalmente nas atividades de música. Temos alunos que mostram suas habilidades nas aulas de violino”. Frisou.
A estudante Belualloni Karajá, 14 anos, disse que vai à escola todos os dias, mas pensa nos seus sonhos. Deseja exercer a medicina e disse que se identifica muito com as aulas de Química. “Aqui aprendemos a nos relacionar com os colegas e, principalmente, sobre o respeito”. Contou.
Rainara Aparecida Conceição de Souza, 14 anos, disse que aprendeu a gostar da escola e a aproveitar os benefícios que ela oferece, como a alimentação de qualidade.
Ana Clara Santos, 11 anos, também aprendeu a gostar da escola. “Lá aprendemos a pensar, a conhecer o mundo”. Ressaltou.
O estudante José Luciclecio de Oliveira, 15 anos, contou que gosta das atividades de educação física, aproveita ao máximo os espaços de convivência. “Aprendemos a valorizar os colegas e outros princípios que vamos utilizar na vida”. Comentou.
Os quatro alunos ainda estão na fase de autoconhecimento, da percepção do mundo e da sociedade, mas aprenderam que é na escola que suas vidas poderão tomar formas conforme seus desejos e sonhos por uma vida melhor.
Espaços para livros e leituras
Na Escola Estadual Vila União, os alunos tem um espaço aconchegante para fazer seus trabalhos escolares ou escrever seus poemas. A bibliotecária Flávia Freitas Rodrigues explicou que além de a biblioteca ser um espaço de leituras e de empréstimos de livros, a equipe pedagógica promove, em todo o semestre, atividades como o Café Literário e Concursos de Leituras. “A nossa intenção é promover a leitura, para que esta seja um hábito na vida dos alunos. Os estudantes pegam os livros emprestados e preenchem uma ficha com uma resenha das leituras”.Frisou.
História
No Brasil, a educação escolar iniciou com os jesuítas, responsáveis pelas primeiras unidades de ensino no País, durante o período colonial. Por volta de 1780, foram registradas 17 escolas e 25 centros jesuítas de educação, espaços dedicados a estudos sobre educação espiritual, moral e cultural.
Atualmente, prevalecem as unidades escolares que funcionam em tempo integral, que oferecem aos alunos os conteúdos acadêmicos e atividades de iniciação científica, de artes e esportes. O Dia da Escola foi instituído com o objetivo de valorizar e refletir sobre a importância da escola na vida das crianças e jovens.