A mais recente boa notícia, surgiu com o convênio celebrado entre Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Palmas, e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins). A parceria busca oportunizar aos acadêmicos do IFTO a participação no programa de estágio e assim fortalecer a aproximação do Governo com a comunidade. Esse convênio tem por finalidade o cumprimento de estágio curricular obrigatório do curso de graduação. O aluno passa a elaborar atividades ligadas aos setores de cartografia, desenho e conferências de peças técnicas. Saem da sala de aula, rompem as barreiras, para vivenciarem as atividades rotineiras do órgão.
- Publicidades -
Nesse primeiro semestre, as atividades e os programas desenvolvidos no Itertins, sob comando de Divino José Ribeiro, presidente do Instituto, deram mais agilidade, eficiência nos processos e ainda beneficiou a vida de dezenas de famílias, que passaram mais de 20 anos para receber o título de suas terras onde moravam.
Balanço semestre
O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado. Inovando e buscando maior celeridade e eficiência na tramitação dos processos, por exemplo, de regularização fundiária. O que contribui para o crescimento e investimento no setor de agronegócio e agricultura familiar, grande força da economia do Estado.
Neste ano, o governador Mauro Carlesse, junto com o presidente do Itertins, Divino José Ribeiro, entregaram 35 títulos, que estão em uma área de aproximadamente 11 mil hectares.
Em maio, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), foram entregues 23 títulos definitivos, em uma cerimônia com a presença do governador do Tocantins e demais autoridades, como senadores, deputados e secretários estaduais engajados na área do desenvolvimento agrário.
Por meio de Medida Provisória n° 9, que dispõe sobre o reconhecimento e a convalidação dos registros imobiliários referente a imóveis rurais, houve celeridade em resolver a convalidação desses registros, possibilitando que o Governo tenha viabilidade jurídica para a aprovação dos registros. Esta ação beneficia as famílias do agronegócio, que passam a obter crédito para investir em suas propriedades.
Para o presidente do Itertins, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos são positivos e enfatizam a responsabilidade e compromisso do órgão em atender às necessidades da sociedade. “O Itertins é o órgão executor da política fundiária do Estado e por isso estamos trabalhando para organizar essa estrutura e assim conseguir solucionar a regularização fundiária e atender as demandas”, ressaltou.
Sou de Palmas, informação de qualidade e credibilidade em primeira mão! Quer sugerir ou receber nosso conteúdo? Entre em contato com nossa equipe.
Zap (63) 99223 7820
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE!
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]