5 de maio de 2024 14:38

Cotidiano em destaque

Escola do interior do Tocantins dá exemplos de gestão de recursos públicos

Publicados

sobre

Escola do interior do Tocantins dá exemplos de gestão de recursos públicos

Na Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, localizada no município de Lagoa do Tocantins, a gestora Cleidiane Pinto de Oliveira e a coordenadora financeira, Sueli Schuch, estão realizando uma gestão participativa, democrática e eficiente. A escola inicia o ano letivo com recursos disponíveis para aquisição de produtos da alimentação escolar e dos materiais pedagógicos necessários para o início das aulas e, ainda, restou R$ 20 mil, que está sendo aplicado numa pequena reforma da unidade de ensino. São recursos provenientes do Programa Gestão Escolar Compartilhada.

Começar o ano com as contas em dia está sendo possível graças ao planejamento financeiro realizado pela coordenação financeira. “Faço planilhas com a receita e os gastos, apresentamos para a equipe da escola e para a Associação de Apoio à Escola. Todas as vezes que adquirimos um produto, sempre buscamos o menor preço e essa negociação traz sempre bons resultados”, revelou Sueli.

Esse planejamento financeiro começa no uso consciente da energia elétrica e da água. “Estamos tendo o cuidado constante com as lâmpadas, para apagá-las sempre que sair das salas, e desligar os aparelhos ligados desnecessariamente. E isso ajuda, e muito, no processo de economia dos recursos da escola”, explicou a coordenadora financeira.

A unidade escolar também firmou parcerias com o comércio local, com as igrejas, com as instituições municipais e com a Polícia Militar e formou uma rede de colaboradores, que são coparticipantes nas ações da escola, promovendo a participação da comunidade escolar nas atividades promovidas pela escola.

Reforma

Com recursos próprios, a gestão da escola está ampliando o muro da escola e construindo uma guarita. Além disso, revitalizou os jardins, a horta escolar e realizou a revisão de todo o telhado.

Pedagógico

A maior reforma da escola, contudo, está sendo no setor pedagógico, pois a gestora adquiriu novos materiais destinados a melhorar a qualidade das aulas. Outra iniciativa é criar alternativas para valorizar os estudantes que estão apresentando êxito nos estudos. No segundo semestre do ano passado, foi criado o projeto Aluno Nota 10, com a premiação de cupons para os estudantes que apresentaram esforço e comprometimento com a escola. No final, foram premiados uma bicicleta e um tablet, entre os alunos que tinham os cupons.

Também foi desenvolvido um trabalho de ciências e os estudantes que se destacaram nas atividades ganharam um passeio turístico realizado em Palmas.

“O nosso foco é a aprendizagem do aluno, estamos comemorando muitas vitórias e estamos confiantes numa melhora constante”, frisou a diretora Cleidiane.

A Escola Salmon de Brito conta com 450 estudantes matriculados e oferece ensino do 6º ao 9º do ensino fundamental e o ensino médio.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana