1 de maio de 2024 04:28

Educação

Cerimônia na Universidade Federal do Tocantins resulta na aprovação de políticas para permanência de grupos minoritários na instituição

Publicado em

Cerimônia na Universidade Federal do Tocantins resulta na aprovação de políticas para permanência de grupos minoritários na instituição

Nesta quarta-feira (03), a Universidade Federal do Tocantins aprovou uma política de ações afirmativas com o objetivo de atender às demandas e necessidades da comunidade acadêmica. O momento histórico contou com a presença do reitor, vice-reitor, representantes estudantis e servidores da instituição.

Durante a cerimônia, foram discutidas a ampliação dos ideais de permanência na universidade para grupos como pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como a inclusão de pessoas com deficiência, garantindo a permanência delas na UFT.

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas (Proex) liderou o debate e fortaleceu as vozes estudantis que expressaram suas queixas e elogios à instituição.

A pró-reitora da Proex, Maria Santana, destacou a importância da aprovação para promover a inclusão na UFT, afirmando que a universidade é inclusiva em seus documentos, mas não possuía algo concreto democraticamente:

Leia Também:   Mineratins destaca retorno com novos projetos e foco em sustentabilidade e apoio aos pequenos mineradores

“A aprovação das ações afirmativas da UFT foi um momento histórico. A Universidade é uma Instituição que em seus documentos é inclusiva, porém nós não tínhamos uma política construída democraticamente como esta foi. Por isso, nós tivemos um trabalho nos Câmpus, com os professores e técnicos, para construir de fato as diretrizes específicas e gerais da nossa organização, enquanto universidade, em relação às ações afirmativas dentro da UFT”

Maria Santana demonstrou satisfação em promover ações inclusivas na universidade e celebrou o avanço que a instituição está alcançando nessa área.

Após a aprovação, a comunidade acadêmica, professores e técnicos presentes comemoraram esse passo importante em direção a políticas mais inclusivas na UFT.

Leia Também:   Unitins abre inscrições para vestibular com 160 vagas; saiba como participar

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana