Você já ouviu falar no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente? Conhecido mais popularmente pelo nome de CAIC, o centro foi a primeira escola da recém criada Palmas, ainda em 1993. É muito interessante que a primeira escola tenha sido uma das mais bem estruturadas até muitos anos (e muitas outras escolas) depois.
Os Caic’s faziam parte de um programa educacional brasileiro criado pelo governo Collor, no início da década de 90 e Palmas teve o privilégio de contar com um desses centros, logo em seus primeiros anos de existência. Implantado no Jardim Aureny 4 (também chamado de Jardim Novo Horizonte), o Caic atendia principalmente às crianças de famílias que viviam mais distantes do centro da capital.
Inspirado no projeto de Anísio Teixeira, o projeto arquitetônico desses centros, lembram palácios majestosos do saber, com grandes estruturas e quadras poliesportivas que se assemelham às pirâmides, sendo reconhecido à distância por quem contempla.
É interessante pensar em todos esses investimentos feitos para a educação em um período de recente democracia. Entretanto, há de se ressaltar que esse investimento, não durou por muito tempo, e hoje os que restaram dos Caic’s estão em estado de deterioração, digo “os que restaram” pois o de nossa capital, está fechado e com uma aparência de abandono e descaso.
O Caic de Palmas já foi o lar de muitos profissionais que passaram por aqui e deixaram suas contribuições para a educação, também foi a escola que ajudou a formar milhares de palmenses que hoje são trabalhadores, empresários e investidores que apostam na capital, como um lugar de grandes oportunidades, que ainda se tornará melhor, com mais incentivos à educação, principalmente em áreas mais periféricas, como o Caic foi estrategicamente implantado.
Infelizmente, é comum que programas e iniciativas educacionais enfrentem desafios com o tempo, incluindo questões de financiamento e manutenção das instalações. No entanto, o reconhecimento da importância da educação, especialmente em áreas periféricas, é fundamental para o desenvolvimento sustentável de qualquer comunidade.
Caso decidam reativar aquela que foi uma das maiores escolas, que atendiam a diversas famílias, novamente, Palmas terá um grande aliado à educação e poderá inclusive pendurar um mural de conquistas, pois hoje, muitos dos grandes homens e mulheres que ajudam a fazer da capital um lugar melhor, já esteve entre os corredores e salas de aula do Caic, eu sou uma prova viva disso.