Ler um livro não é uma tarefa fácil. Principalmente para quem não tem o hábito da leitura. Muitas pessoas começam a ler e logo desistem, porque não conseguem se concentrar no que estão lendo e nem entender o que leu. Iniciam a leitura de uma página de livro e quando terminam já esqueceram o que está escrito no início do texto. Quem está iniciando no mundo da leitura geralmente se distrai até com pensamentos, enquanto lê.
- Publicidades -
Dificuldades como essas tornam o feito do pequeno Isaque, de apenas 9 anos, ainda mais admirável. Isaque conseguiu ler impressionantes 33 livros em apenas um mês. Sem deixar de fazer as tarefas da escola. Os livros lidos por Isaque vão de 50 a 250 páginas.
Só para se ter uma ideia, a título de curiosidade, segundo dados apresentados pela 5ª edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, o brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano. Ou seja, o Isaque leu em um mês o que sete pessoas lê em um ano.
Isaque Gomes Menezes é aluno da Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, que fica localizada na região sul de Palmas. A escola desenvolve um projeto chamado “Campeões de Leitura”, que visa formar novos leitores.
A diretora da ETI Santa Bárbara, Adriana Pereira, declarou que os resultados do Projeto Campeões de Leitura, que a escola desenvolve, são extraordinários:
“O número de crianças que leem livros aumentou consideravelmente. Temos alunos do terceiro ano, com apenas 8 anos, que ler mais de dez livros por mês. A biblioteca da escola se tornou o ambiente mais frequentado pelos estudantes.”
O Projeto Campeões de Leitura todo mês premia os melhores leitores com livros, troféus, medalhas, cadernos e chocolate. Para participar do projeto o aluno tem que ler o livro, escrever um resumo da obra e fazer a recontação, ou seja, contar para o professor o que ele entendeu do livro. Dessa forma o aluno exercita a leitura, a comunicação e a escrita.
O campeão de leitura também precisa está com as tarefas escolares em dia e ter bom comportamento. Assim, o projeto ajuda a diminuir os atos de indisciplina na escola e a melhorar o desempenho dos alunos nas aulas.
Além de Isaque, outro aluno que se destacou no mês março foi o promissor João Lucas, também de nove anos, que leu 17 livros. Isaque e João Lucas estudam o quarto ano.
Um ponto importante no projeto de leitura desenvolvido pela escola Santa Bárbara é o suporte da família. Os alunos que ainda estão aprendendo a lê levam os livros para casa e leem com os pais, com ajuda dos irmãos, do avô, da avó, da tia, da madrinha. Graças ao projeto da escola e o incentivo da família é que Isaque se tornou um grande leitor de livros, como nos conta a sua mãe, Raquel Gomes Costa:
“Sempre incentivei o Isaque a ler, comprando livros, lendo com ele, ouvindo ele contar a história do livro que leu, e o projeto de leitura da escola que ele estuda ajudou a desenvolver esse talento que ele tem e aumentou o seu amor por livros. Tenho certeza que por meio da leitura ele estará preparado para o mercado de trabalho e para a vida”.
A última etapa do projeto Campeões de Leitura será lançar um livro só com textos autorais produzidos pelos alunos da Escola de Tempo Integral Santa Bárbara.