Oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip Norte), em Santa Fé do Araguaia, estão participando de amistosos com os alunos da Escola Estadual Castro Alves, classificados para os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).
- Publicidades -
A participação dos socioeducandos ocorreu na última semana e os dois grupos de estudantes fazem parte da mesma escola, tendo turma de extensão dentro do Ceip, que oferta ensino aos internos. A prática ocorre devido à parceria do Ceip com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Esportes de Santa Fé do Araguaia.
Um dos adolescentes que participou como goleiro nos jogos falou da experiência:
“Temos um treinador bacana e foi muito bom jogar com pessoas desconhecidas. Serviu para variar nossas atividades e tirar nossa ansiedade. Já agarrei pra três times, tanto em gramado quanto na areia e um desses levei pra final”,
frisou o socioeducando.
“A oportunidade de incluir os adolescentes na prática de esportes tem benefícios em relação a saúde física e mental, além de terem acesso a um espaço diferente da unidade, então todo e qualquer processo que promova essa interação com outros jovens é positivo para o retorno à sociedade após o cumprimento da medida socioeducativa”, enfatizou o chefe da Unidade, Francisco Lobo.
Socioeducação
Esta é uma política pública que visa promover a ressocialização de jovens em conflito com a lei, oferecendo-lhes oportunidades de educação, trabalho, cultura, esporte e lazer, bem como serviços de assistência psicossocial e de saúde.
A socioeducação tem como objetivo garantir que esses jovens possam se desenvolver plenamente, superar os desafios que enfrentam e, assim, construir uma vida mais saudável e produtiva. Além disso, a socioeducação também visa proteger a sociedade, prevenindo a reincidência desses jovens em atos infracionais e promovendo a redução da violência e da criminalidade.
Escola Estadual Castro Alves
No Brasil, a socioeducação é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é executada por meio de medidas socioeducativas aplicadas pelo sistema de justiça juvenil.