2 de maio de 2024 16:16

Editorial

STJ decide nesta quarta (20) se Robinho cumpre no Brasil pena por estupro coletivo

Publicados

sobre

STJ decide nesta quarta (20) se Robinho cumpre no Brasil pena por estupro coletivo
Sentença de estupro coletivo - Foto: Divulgação

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está agendada para iniciar o julgamento nesta quarta-feira (20), sobre a possibilidade de o ex-jogador de futebol Robinho cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão por estupro coletivo. A sessão está marcada para as 14h e será liderada pelo vice-presidente do STJ, Og Fernandes, com o ministro Francisco Falcão atuando como relator.

O foco da Corte será a homologação de sentença estrangeira, um processo que, se aprovado, permitirá a execução da pena no Brasil conforme solicitado pelo governo italiano, tendo em vista que Robinho reside no país. A Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos nativos para cumprimento de pena no exterior, motivo pelo qual a Itália busca a execução da sentença no Brasil.

O julgamento não objetiva reavaliar as acusações contra Robinho ou examinar novamente as evidências do caso.

O caso remonta em 2013, quando Robinho e outros cinco indivíduos foram acusados de violentar uma mulher albanesa em uma boate em Milão. Em novembro de 2017, o Tribunal de Milão condenou Robinho a nove anos de prisão pelo crime. A condenação se tornou definitiva em 2022, após esgotarem-se todas as possibilidades de recurso.

O pedido de homologação da sentença pelo governo italiano ao STJ foi feito em fevereiro de 2023, apoiado por um tratado de extradição entre Brasil e Itália datado de 1993.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana