1 de maio de 2024 01:31

Editorial

Propriedades rurais na APA Ilha do Bananal/Cantão estão sendo investigadas pelo Ministério Público

Publicado em

Propriedades rurais na APA Ilha do Bananal/Cantão estão sendo investigadas pelo Ministério Público
A APA Ilha do Bananal/Cantão abrange mais de 1,6 milhões de hectares - Foto: Divulgação

Tocantins – O Ministério Público do Estado iniciou investigações nas propriedades rurais localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, para verificar se mais de 15 imóveis rurais, cada um com mais de mil hectares, que utilizam suas terras para plantio ou pastagem, estão cumprindo as normas ambientais estabelecidas para a região.

 Área de Proteção Ambiental

Um relatório preliminar levantado pelo MPTO sugere que esses imóveis podem estar operando fora dos padrões exigidos pelo zoneamento ambiental da APA, que inclui condições bióticas, geológicas, agropastoris, extrativistas e culturais.

De acordo com um parecer técnico do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), as propriedades devem apresentar suas autorizações de exploração florestal e outras licenças ambientais.

Leia Também:   Oportunidade: HGP busca médicos pediatras para contrato temporário; saiba como participar da seleção

Parques nacionais

Em colaboração com o MapBiomas, o Ministério Público destacou que superfície de águas nos Parques Nacional do Araguaia e Estadual do Cantão foi reduzida. A pesquisa “A Dinâmica da Superfície de Água do Território Brasileiro” indica que, nos últimos anos, houve uma diminuição de 66% nos volumes de água nessas áreas protegidas, com sete das dez áreas mais afetadas localizadas justamente na região Tocantins-Araguaia.

APA Ilha do Bananal/Cantão

Criada em 20 de maio de 1997, a APA Ilha do Bananal/Cantão abrange mais de 1,6 milhões de hectares e inclui diversos municípios.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana