2 de maio de 2024 07:49

Editorial

Nova vacina para Covid-19: Registro da Spikevax monovalente é autorizado pela Anvisa

Publicados

sobre

Nova vacina para Covid-19: Registro da Spikevax monovalente é autorizado pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (6) em Brasília, a aprovação do registro da vacina Spikevax, desenvolvida para combater a variante XBB 1.5 da Covid-19, também conhecida como Kraken. Este imunizante monovalente, produzido pela Moderna e registrado pela Adium S.A., é a segunda vacina especificamente atualizada para esta variante a ser autorizada pela Anvisa.

A Spikevax está recomendada para a imunização ativa contra a Covid-19  começando em crianças a partir de seis meses até adultos maiores de 65 anos. A dosagem e administração variam conforme a idade e histórico de vacinação do indivíduo, desde doses de 0,25 mililitros (ml) para crianças menores até doses de 0,5 ml para adultos e idosos. Para crianças de seis meses a quatro anos sem histórico de vacinação ou infecção por Covid-19, são recomendadas duas doses. Já para as demais faixas etárias e históricos de vacinação, a posologia se ajusta para uma dose única, com possibilidade de dose adicional para adultos acima de 65 anos, respeitando o intervalo mínimo de três meses após a última dose recebida.

As vacinas monovalentes, como a Spikevax, como destacou a Anvisa, são essenciais no início e continuação do esquema vacinal contra a Covid-19, abrangendo as duas primeiras doses e o reforço subsequente. Enquanto isso, as vacinas bivalentes se destinam aos já imunizados com ao menos duas doses monovalentes, oferecendo uma proteção ampliada contra novas variantes do vírus.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana