Estados Unidos – O ex-presidente Donald Trump, enfrenta o primeiro de quatro julgamentos criminais nesta segunda-feira (15).
- Publicidades -
Trump é acusado de esconder pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels em 2016, período em que ganhou as eleições presidenciais. Ele enfrenta um total de 34 acusações, com cada uma podendo resultar em até quatro anos de prisão.
Trump nega as acusações, descrevendo o processo como uma “caça às bruxas” promovida pelos democratas para impedir seu retorno à Casa Branca.
Detalhes das acusações
Durante a campanha presidencial de 2016, Trump é acusado de pagar US$ 130 mil à Stormy Daniels para que ela não divulgasse uma suposta relação extraconjugal ocorrida em 2006.
Embora esses pagamentos não sejam ilegais por si só, a acusação afirma que o ex-presidente camuflou esse gasto como um pagamento ao seu advogado, configurando uma ocultação nos registros fiscais. O dinheiro, segundo os promotores, deveria ter sido declarado como despesa de campanha, pois visava influenciar o resultado das eleições.
Michael Cohen, ex-advogado de Trump e hoje um de seus adversários, foi quem realizou o pagamento. O processo também inclui acusações de conspiração, com alegações de que Trump e um grupo de pessoas tentaram fraudar a eleição presidencial.