Uma justa homenagem acontece todos os anos, desde 2006, em Taquaruçu, na região sul de Palmas. Sempre em 1° de junho, o Distrito se torna sede dos poderes executivos e legislativos municipais e estaduais, em respeito à Lei Orgânica da Capital.
- Publicidades -
Ações realizadas
Na ocasião, a população costuma receber atendimentos especiais nas áreas sociais, de saúde e cultura. Ainda, são feitas ordens de serviço do executivo, requerimentos dos vereadores, além de homenagens aos moradores locais.
Taquaruçu
Taquaruçu é um distrito, situado a 32 km do centro de Palmas, aconchegante e com gente hospitaleira. O nome indígena significa Taboca Grande foi dado originalmente ao rio que banha a região. É um dos povoados mais antigos do Tocantins e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional e outros municípios.
A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil, o clima ameno contrasta com as altas temperaturas da cidade. Cercado por belezas naturais, tem atraído centenas de turistas todos os finais de semana. O local repleto de cachoeiras, bares, restaurantes e pousadas oferece lazer e diversão para turistas de todas as partes do país, uma vez que se caracteriza, cada vez mais, como o portal do Jalapão.
Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira – com 70 metros de altura, a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.