29 de abril de 2024 16:19

Editorial

Cobertura especial: Em coletiva de imprensa, TRE-TO garante segurança nas urnas e combate às fake news nas eleições municipais; saiba detalhes

Publicado em

Cobertura especial: Em coletiva de imprensa, TRE-TO garante segurança nas urnas e combate às fake news nas eleições municipais; saiba detalhes
Coletiva de imprensa - Foto: Julia Carretero|JSP

Palmas – Na manhã de hoje (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu uma coletiva de imprensa visando esclarecer os preparativos para as próximas eleições municipais. O evento contou com a presença do juiz membro da Corte, Dr. José Maria Lima, e o Secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior.

Durante a coletiva, José Maria destacou a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, reafirmando a segurança das urnas eletrônicas. “Não há qualquer possibilidade de corrupção na nossa urna eletrônica,” afirmou o juiz, sobre a integridade do processo eleitoral.

Além das garantias de segurança no dia da votação, um dos temas centrais da coletiva foi o combate às fake news. O TRE-TO está em alerta para as tentativas de desinformação e tem planos robustos para enfrentar esse desafio. “Iremos punir qualquer fake news que possam atrapalhar o andamento das eleições”.

Leia Também:   ARTIGO | A MALDADE HUMANA VEM DE BERÇO?

Valdenir Borges Júnior, por sua vez, falou sobre as inovações tecnológicas que estão sendo implementadas para garantir que o processo eleitoral seja tanto seguro quanto eficiente. O secretário também ressaltou a importância da colaboração dos eleitores para garantir que seus títulos de eleitor estejam regularizados.

8 de maio 

As Eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, mas o prazo para tirar o primeiro título, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral termina no dia 8 de maio. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. (Consulte sua situação eleitoral aqui).

A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net ou presencialmente, diretamente nos Cartórios Eleitorais. Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto, e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta. 

6 de outubro 

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro.

Leia Também:   PL para incentivar a meia-entrada social é aprovada na Câmara de palmas

Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana