O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realiza nesta terça-feira (30), o Teste de Aptidão Física dos candidatos às 60 vagas para o Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF), que vai começar às 7h na Unidade Operacional do CBMTO escolhida pelo candidato.
- Publicidades -
Confira os locais:
- Palmas – Pista de Atletismo da Universidade Federal do Tocantins – UFT
- Porto Nacional – Orla da Matriz, na Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de esportes)
- Paraíso do TO – Rua Bernardino Maciel, nº 149 (ao lado da Praça do BASA)
- Araguaína – Rua Deusariana Ayres S/Nº, Setor das Autarquias Estaduais
- Araguatins – Pista de Corrida do Estádio Municipal, na Avenida Castelo Branco, Vila Cidinha
- Colinas – na Rua Zelda Gudis, S/Nº, Setor Santa Maria, próximo a Escola de Tempo Integral Professora Odete Carvalho dos Santos
Os selecionados terão como funções a prestação de serviços voluntários na prevenção e combate aos incêndios florestais. O CBMTO ainda destaca que os mesmos estarão isentos de qualquer vínculo com a corporação, estando disponíveis para serem contratados por Prefeituras ou empresas interessadas.
Para os que passarão pela avaliação, é recomendado chegar antes do horário da prova com documento de identidade original e atestado médico também original como ditam as regras expostas no edital do processo seletivo.
Como funciona o TAF
O tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar explicou em que consiste o teste: ”A gente avalia como está a capacidade física do candidato, pois a prova a ser aplicada é uma das atribuições básicas de um brigadista de combate a incêndios em vegetação, ou seja, ele precisa estar sempre se deslocando durante um combate a incêndio florestal levando uma bolsa com água (Bomba Costal) e um equipamento com peso equivalente a 24 quilos”, disse.
De acordo com a explicação do oficial, cada candidato deverá caminhar, em no máximo 30 minutos, sem correr, 2.400 metros carregando uma bomba costal cheia d´água, de aproximadamente 24 kg.
Veja com a pontuação será medida:
- acima de 30 minutos, inapto;
- entre 27’01” e 30’00”, apto (07,0 pontos);
- entre 25’01” e 27’00”, apto (07,5 pontos);
- entre 23’01” e 25’00”, apto (08,0 pontos);
- entre 21’01” e 23’00”, apto (08,5 pontos);
- entre 19’01” e 21’00”, apto (09,0 pontos);
- entre 17’01” e 19’00”, apto (09,5 pontos),
- abaixo de 17’00”, apto (10,0 pontos).
“A gente avalia, assim, a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato. É uma atividade que exige uma certa condição física e agilidade, pois no combate a incêndio florestal, o brigadista precisa estar pronto para percorrer trechos que na maioria das vezes passa de 1km ou mesmo distâncias maiores e ainda transpor algum obstáculo pela frente”, adiantou o comandante.
Realização
A realização do certame se dá por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que está repassando o total de um milhão e trezentos mil reais ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
O processo seletivo é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que fornecerá um milhão e trezentos mil reais ao CBMTO.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503