29 de fevereiro de 2024 09:08

Cotidiano em destaque

ARTIGO | VOCÊ BRINCA COM O SEU FILHO, OU ESTÁ SEM TEMPO?

Publicado em

ARTIGO | VOCÊ BRINCA COM O SEU FILHO, OU ESTÁ SEM TEMPO?

“Ah, criança só vai para a escola brincar mesmo!”, para você que já ouviu alguém dizer essa frase, não tem ideia do quanto ela faz sentido para a educação, pois um termo que é quase pejorativo que faz alusão a algo bobo de criança, o Brincar se trata de um grande componente para a educação. Você que é pai, mãe ou pessoa que cuida de criança, precisa compreender o quão importante para a formação de um indivíduo são as brincadeiras.

Você já passou por uma das praças que temos nas quadras e bairros de Palmas, ou pelas ruas mesmo, e viu algumas crianças brincando e interagindo? O que você pensa a respeito é importante para definir suas prioridades enquanto responsável por uma criança.

Leia Também:   STF julga hoje 'sobras eleitorais' e sete deputados, incluindo o tocantinense Lázaro Botelho, podem perder seus mandatos; veja quem assume

Enquanto as definições que encontramos no dicionário dizem que brincar seria basicamente se divertir e entreter com alguma brincadeira lúdica ou com objetos (brinquedos), a educação compreende as brincadeiras como a forma com que a criança começa a se conectar com o mundo e amadurecer. Através da brincadeira, ela encena sua percepção de mundo, repete fala, expressões e atitudes dos adultos, tentando se enxergar em cada contexto, desenvolvendo também a questão motora e cognitiva de seu corpo. Além de tudo, o brincar envolve interação com outras crianças, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação, o compartilhamento e a resolução de conflitos. Dessa forma as crianças podem expressar emoções e aprender a lidar com elas durante o brincar.

Leia Também:   Associado da ASMIR é homenageado durante Cerimônia de Mérito PRÓ TOCANTINS, em Palmas, e presidente da associação prestigia momento

Juntamente com os outros dois objetivos (Educar e Cuidar), o Brincar é um princípio pedagógico que se tornou uma diretriz importante na educação infantil. Ele se refere à abordagem integrada de cuidado, educação e brincadeira na infância, aumentando a importância de atender às necessidades holísticas das crianças. Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento saudável e integral das crianças na faixa etária da educação infantil, que geralmente abrange crianças de 0 a 6 anos.

Em palmas, temos diversos locais que podem e devem ser utilizados por famílias, a fim de que seus filhos consigam desenvolver esse princípio que faz parte da formação e desenvolvimento de suas crianças, como o Parque Cesamar, Feira do Bosque, Praça dos Girassóis, além das praças espalhadas pelas quadras de palmas, que possuem brinquedos de interação coletiva, como escorregas, gangorras e tobogãs.

Com isso, saiba também que, quando você ver seu filho brincando na escola, em horários de intervalos e até horários de aula, não interprete apenas como ócio, eles estão aprendendo a interagir com o mundo a sua volta, estão desenvolvendo habilidades que serão úteis pelo resto de suas vidas. Aprenda a apreciar a vista de crianças brincando e interagindo juntas, jogando bola, subindo em árvores, correndo de um lado ao outro. Brincar é coisa séria.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana