Os deputados estaduais do Tocantins aprovaram, na noite desta terça-feira (3), a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. O texto prevê um orçamento de mais de R$ 10,8 bilhões para o Estado ao longo do próximo ano e tramitava na casa desde o dia 15 de outubro. A votação foi acelerada porque o prazo para a aprovação da LDO estava praticamente no fim.
- Publicidades -
O projeto foi primeiro votado nas comissões em que precisa ser analisado – Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle – e depois enviado para o plenário. Os deputados avaliaram emendas parlamentares que tinham sugestões de mudanças no texto.
Durante toda a tarde ouve reuniões a portas fechadas entre os líderes partidários e os relatores do projeto nas comissões. A discussão começou por volta das 17h e o projeto só foi votado em plenário às 22h.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é feita anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo e a meta fiscal para o ano. Ela serve de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda não foi votada.
No texto original, encaminhado pelo Poder Executivo aos deputados, a previsão era de um crescimento de até R$ 600 milhões na arrecadação.