Há quatro meses sem receber salários, os funcionários do Hospital Oswaldo Cruz já estão sem o básico em casa. Na unidade, são mais de 400 colaboradores que estão passando extrema necessidade por falta do pagamento dos salários. Uma funcionária chegou a gravar um vídeo desesperada com a situação. VEJA VÍDEO.
- Publicidades -
“Se o meu pagamento cair hoje, eu vou ficar sem um real no meu bolso, sabe porquê? Porque uma dívida que era assim (pequena) ficou assim (grande). Então ela vai pegar meu pagamento todo. Como que eu vou fazer? Eu tenho dois filhos pra criar”
Outra trabalhadora da parte administrativa do hospital, que não quis ser identificada, procurou o Portal Sou de Palmas para denunciar a situação que já se arrasta por mais de cem dias. De acordo com ela, o pagamento, que deveria ser feito até o 5° dia útil de cada mês em atraso, não tem previsão de ser efetuado.
“Eles dizem que estão aguardando receber um empréstimo, mas esse empréstimo nunca sai. Nos deram cesta básica, mas além de comer, temos outros compromissos. Enquanto isso, nós ficamos sem salário.”
De acordo com relatos, funcionários correm risco de serem despejados por falta de dinheiro para pagar o aluguel da casa onde moram.
“Meu aluguel está atrasado, estou correndo risco de ser despejada de casa. Minha energia está pra cortar também, não sei o que faço mais”. Diz trabalhadora que não quis ser identificada.
O artigo 2º da CLT prevê que uma empresa não pode transferir os riscos e dificuldades de sua atividade econômica para os empregados. Isto quer dizer que, não importa qual a situação de dificuldade de uma empresa, não há um motivo válido para que o salário do empregado atrase.
Outro lado
A reportagem solicitou posicionamento da Direção do Hospital Oswaldo Cruz sobre a denúncia dos funcionários, mas até a publicação dessa reportagem, não havíamos recebido o retorno. O Portal Sou De Palmas, deixa o espaço aberto para o a Direção do HOC Palmas possa se manifestar e esclarecer os fatos denunciados à reportagem.