Com a proposta de debater assuntos relacionados às boas práticas na gestão pública municipal, além dos desafios para desenvolver os municípios enquanto cidades inteligentes e empreendedoras, o Sebrae Tocantins realizou nesta terça-feira, 04, em Araguaína, o Seminário Seu Município Mais Empreendedor que reuniu prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e lideranças locais.
- Publicidades -
O encontro, que também propôs estimular o desenvolvimento socioeconômico regional, teve o papel de impactar as lideranças locais, em especial os prefeitos municipais e AD’s.
O vice-governador do Estado, Laurez Moreira, ressaltou que o Sebrae é uma instituição muito respeitada. Ele lembrou que a Sala do Empreendedor, por meio do Cidade Empreendedora, despertou o espírito empreendedor dos jovens e isso é fundamental para o desenvolvimento dos municípios.
“Empreender não é fácil e é preciso despertar a vocação que o ser humano tem. O Sebrae faz isso, ele fortalece o espírito empreendedor. Precisamos reforçar a vocação das pessoas e não tem nada que fortaleça mais uma cidade do que o empreendedorismo”, aposta.
O diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Castro, reforçou a importância de aproximar a instituição dos municípios com foco na criação de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento da região. “Com o apoio do Sebrae, os prefeitos podem promover o empreendedorismo conforme a vocação da sua cidade”, afirma.
Para o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, o Cidade Empreendedora é um programa nacional do Sebrae que deu super certo.
“Capacitamos os Agentes de Desenvolvimento, apoiamos o funcionamento das Salas do Empreendedor e atendemos às micro e pequenas empresas, fortalecendo a nossa rede de atendimento e promovendo o desenvolvimento local em parceria com o município. É uma relação onde todos ganham”, explica.
Durante o evento, o prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues frisou que o município tem muito a comemorar nesta parceria com o Sebrae. Para o gestor, a instituição desperta o espírito de competitividade, fato que ele julga positivo.
“Além do mais, quando temos nossos projetos aprovados pelo crivo do Sebrae, sabemos que a iniciativa levará qualidade e assertividade na execução das ações para a nossa cidade”.
O encontro também contou com o gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Ênio Pinto, o qual destacou o papel dos gestores comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos e ações que estimulam a formalização, o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios.
Programação
A programação ocorreu em dois momentos: capacitação técnica das 8 às 18 horas, com os AD’s, no Sebrae Araguaína e à noite, das 19 às 22 horas, o seminário “Seu Município mais Empreendedor”, no espaço Nacional Eventos.
O Sebrae recebeu agentes da região Médio Norte, Norte e Bico do Papagaio, contando ao todo, mais de 40 municípios que são impactados diretamente e que têm a Sala do Empreendedor em funcionamento.