Nesta sexta-feira (2), um relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a respeito da queda de um helicóptero na zona rural de Porto Nacional, diz que a aeronave caiu devido a uma situação de tempo ruim.
- Publicidades -
O acidente aconteceu no dia 25 de novembro e causou a morte do mecânico Paulo Roberto Maria, 58 anos. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. Na aeronave também estava o piloto Jairo de Oliveira Pereira, que foi socorrido e transferido para um hospital particular em Palmas. Não há informação sobre o estado de saúde dele.
“Durante voo de cruzeiro a aeronave se deparou com mau tempo, vindo a colidir contra o solo em área rural”, diz o documento.
A investigação sobre o acidente está sendo feita pelo 6º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão vinculado ao Cenipa e à Força Aérea.
O relatório preliminar não contém análises das informações coletadas no local do acidente e está sujeito a modificações conforme o andamento da investigação. Portanto, conforme o documento, nenhuma conclusão deve ser feita a partir destes dados preliminares.
Entenda
O acidente aconteceu por volta das 15h de sexta-feira (25) na região do assentamento Flor da Terra. Após a queda, equipes dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram deslocadas para atender a ocorrência.
O relatório dos bombeiros aponta que o helicóptero é um Eurocopter as365 n2 Dauphin. Esse modelo de aeronave geralmente é usado em emergências ambientais. O g1 e TV Anhanguera entraram em contato com a empresa Ambipar, que seria proprietária, mas não houve posicionamento.
Conforme os bombeiros, durante o resgate uma das vítimas estava consciente e se identificou como piloto do helicóptero. Jairo de Oliveira Pereira relatou que sentia dores na cintura, além de apresentar escoriações pelo corpo. Inicialmente ele foi imobilizado e levado para o Hospital Regional de Porto Nacional e depois transferido para Palmas.
O mecânico tinha ficado em situação mais grave, foi socorrido por equipe do Samu e também tinha sido levado para o Regional de Porto, mas não resistiu.
Horas antes do acidente moradores de São Salvador do Tocantins tinham feito vídeos da aeronave levantando voo. Registros também tinham sido feitos no dia anterior. Eles filmaram diversos pousos e decolagens e segundo relatos, teria acontecido até o destelhamento de casas nessas manobras.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820