15 de maio de 2024 13:50

Cidades

Queda de avião em Luzimangues foi causada por falha no motor, aponta relatório preliminar

Publicado em

Queda de avião em Luzimangues foi causada por falha no motor, aponta relatório preliminar

O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a queda do avião em Luzimangues, no sábado (18), apontou que houve falha no motor, situação que teria causado o acidente. O piloto ficou gravemente ferido e ainda está internado em Palmas.

O acidente aconteceu perto da Associação Tocantinense de Aviação (ATA). O instrutor Francisco Augusto Magalhães pilotava a aeronave e sofreu ferimentos nas pernas e hemorragia interna.

Conforme o documento, disponível no painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), a aeronave decolou do aeródromo da ATA e o objetivo era realizar um voo local. Após a decolagem, o motor apresentou falha e o piloto perdeu o controle. O avião colidiu com solo, em região de mata do distrito de Porto Nacional.

O monomotor de propriedade da escola de aviação civil ACB, tem fabricação de 1968 e é registrado para ser usado na instrução de alunos. As informações são do g1.

O Cenipa ainda vai continuar a investigação para identificar o que de fato causou a falha na aeronave. Segundo o documento, o objetivo da apuração do acidente é entender as circunstâncias da queda para evitar mais desastres aéreos.

Entenda o caso

O avião caiu por volta das 15 horas de sábado (18), próximo ao km 20 da rodovia TO-080, em Luzimangues. Corpo de Bombeiros e Policia Militar estiveram no local para atender a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram os primeiros socorros a Francisco Augusto Magalhães, que foi levado imediatamente para o HGO.

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que o paciente segue internado sob os cuidados da equipe multiprofissional.

No domingo (19), o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) informou que enviou equipe para investigar a queda. Até segunda-feira (20), dois dias após o acidente, a aeronave ainda estava no mesmo local.

O documento do Sipaer informa que a aeronave já está liberada, no que diz respeito à investigação do órgão.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana