A Prefeitura de Porto Nacional estabeleceu novas medidas de combate ao coronavírus. As novas regras incluem suspensão de atividades em academias, a proibição da venda de bebidas alcoólicas em várias tipos de estabelecimentos e horário limitado para funcionamento do comércio. Além disso, a circulação de pessoas nas ruas durante a noite e a madrugada está proibida.
- Publicidades -
O decreto foi divulgado nesta quarta-feira (5), um dia após a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dizer que não decretaria lockdown se cidades vizinhas não aderissem. Porto Nacional tem 1.259 pessoas infectadas com a Covid-19 e 14 mortes pela doença.
Conforme o novo Decreto Municipal, a partir desta sexta-feira (7) o comércio só pode funcionar das 5h às 20h, exceto postos de combustíveis e borracharias que ficam às margens das rodovias. A medida vale pelo período de 15 dias.
Os bares e distribuidoras de bebidas não podem receber clientes e só poderão oferecer o serviço delivery até às 20h. Além disso, a venda, entrega ou consumo de bebidas alcoólicas em pizzarias, lanchonetes, lojas de conveniência, pastelarias, espetinhos, quiosques e outros estão proibidas. Os donos desses estabelecimentos também não podem armazenar, estocar e expor bebidas alcoólicas.
A comercialização de bebidas alcoólicas em supermercados também será proibida, mas o produto pode ser entregue em casa. Dentro do comércio os clientes não podem ter acesso às prateleiras, freezers, geladeiras com as bebidas.
Ainda conforme o Decreto, fica proibido utilizar playgrounds, academias ao ar livre, quadras, campos esportivos instalados em praças e parques municipais e qualquer atividade física ao ar livre de forma coletiva. Além disso, as academias de musculação, lutas, danças, treinamentos funcionais, crossfit e de todas as áreas afins terão seus serviços suspensos.
Conforme a Prefeitura não é permitido realizar festas, eventos e comemorações em residências, chácaras, clubes e afins. O morador que descumprir esta determinação pode ser punido.
A restrição da circulação noturna também foi imposta. O decreto informa que será proibido a permanência e o trânsito em locais públicos das 21h às 5h. As restrições não se aplicam aos trabalhadores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde, segurança, limpeza pública, e manutenção de serviços de água, esgoto e energia. “Estarão fora desta determinação, os deslocamentos pra ida e vinda a serviços de saúde ou situações que fique comprovada a urgência”, informou a prefeitura.