O prefeito de Peixe, José Augusto Bezerra Lopes (DEM), recuou nesta quinta-feira (9) da decisão de reabrir a praia da Tartaruga, principal ponto turístico da cidade, durante o mês de julho. A reabertura tinha sido determinada na semana passada e desde então era alvo de polêmica com ações questionando a medida na Justiça. Ao anunciar o novo fechamento, o prefeito culpou o desrespeito as regras impostas no decreto que permitia a reabertura pela mudança.
- Publicidades -
Ele lembrou que o Hospital Regional de Gurupi, que é referência para Peixe e outras cidades da região sul do Tocantins, está com 80% dos leitos de UTI ocupados. Disse que por isso e “considerando a falta de adesão as medidas preventivas, nós não temos mais a mesma tranquilidade para manter tal decreto”.
Com a alteração voltam a valer as regras que determinavam multa de até R$ 500 para quem for flagrado na praia. Também está suspensa a autorização para abertura de hotéis e pousadas na cidade ou para a realização de acampamentos.
O consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais foi proibido, assim como festas ou atividades que gerem aglomerações.
Para compensar a perda de arrecadação de comerciantes e barraqueiros que não poderão trabalhar na praia, também foi anunciada uma nova medida. Estes trabalhadores serão contratados pela prefeitura para participar da fiscalização. Ao todo, devem ser chamadas 54 pessoas que já estavam cadastradas como trabalhadores das praias. Eles se juntam a uma equipe de 18 fiscais da Vigilância Sanitária.
Pelo boletim epidemiológico desta quinta-feira (9) Peixe tem cinco casos confirmados do novo coronavírus. A cidade é vizinha de Gurupi, que concentra 330 casos e cinco mortes pela doença.