A Prefeitura de Gurupi publicou um novo decreto liberando a realização de cultos ecumênicos, casamentos, formaturas, palestras e aniversários em casas noturnas. Os bares estão autorizados a funcionar até 1h da madrugada, com música ao vivo e som automotivo, as regras proíbem apenas as pessoas de dançar. Veja a íntegra do decreto.
- Publicidades -
Segundo o município, as novas medidas de flexibilização foram estabelecidas após orientações dadas pelo Comitê Gestor de Prevenção contra a Covid-19, considerando a redução de contaminados na cidade e o cumprimento de regras de segurança estipuladas.
Gurupi é a terceira cidade com maior número de casos no Tocantins. Até esta quinta-feira, eram 3.066 casos e 41 mortes, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.
Foi autorizado o retorno das atividades presenciais, práticas e estágios do curso de Odontologia da Universidade de Gurupi (UnirG). Nas licitações realizadas pela universidade, fica restrita a participação de apenas um representante de cada empresa, e a sua permanência no local da sessão será permitida mediante o uso de EPIs.
As casas noturnas poderão realizar eventos desde que respeitem os critérios de segurança elencados no decreto, dentre eles, fazer o controle da entrada das pessoas; aferir temperatura dos colaboradores, clientes e convidados, que, se verificada superior a 37.8 ºC, ficarão impedidos de participar do evento, conforme as recomendações da OMS; obrigatoriedade do uso de máscaras; respeitar a lotação máxima permitida no local; e proibir entrada de pessoas do grupo de risco.
Estudantes que estão se preparando para prestar vestibular também voltarão às salas de aula. Isso porque a prefeitura liberou o funcionamento dos cursinhos pré-vestibulares.
Os critérios mínimos que devem ser cumpridos são: Aferição de temperatura dos alunos antes de iniciar as aulas; distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras; manter 15 alunos por sala e as janelas abertas; disponibilização de local para lavar as mãos; álcool gel 70%; higienização das salas e cadeiras três vezes ao dia, dentre outras regras.
Bares e outros estabelecimentos dessa natureza poderão funcionar diariamente até 1h da manhã. Nenhum estabelecimento comercial situado no município poderá permanecer aberto entre 1h e 5h da manhã, exceto: farmácias, drogarias, postos de combustíveis, borracharias e oficinas de veículos que prestem atendimento 24 horas.
As Feiras Livres das Ruas 07 e 13, a partir do dia 20 deste mês poderão voltar ao seu funcionamento aos domingos, de 5h às 12h.
Alguns dos critérios de prevenção e segurança são: a disponibilização em pontos estratégicos de dispensadores com álcool em gel 70%, para o uso de clientes e colaboradores, bem como manter a higienização do ambiente e cumprir as demais orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS); apenas duas pessoas poderão ficar nas bancas de exposições; proibida a disponibilização de mesas e cadeiras para consumo de produtos no local; bem como a venda de produtos a granel, permitido apenas a venda de produtos embalados.