O novo decreto da Prefeitura de Gurupi, publicado nesta quarta-feira (5), manteve a exigência do passaporte da vacina para entrada em eventos com mais de 200 pessoas, exceto para crianças menores de 12 anos.
- Publicidades -
O decreto mantém declarada a situação de emergência em saúde pública no município. O objetivo, segundo a prefeitura, foi reforçar que a prevenção e os cuidados ainda são necessários no combate à doença.
Além disso, leva em consideração o Decreto Estadual nº 6.381, de 27 de dezembro de 2021, que prorroga a declaração de calamidade pública em todo o estado até 30 de junho de 2022.
Outra medida que segue valendo é a lotação máxima de 70% da capacidade dos estabelecimentos. As medidas do decreto terão validade até o dia 2 de fevereiro de 2022, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
O documento diz que estão liberadas as seguintes atividades: leilões bovinos; supermercados; restaurantes, bares, padaria, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício; aulas presenciais da educação básica e superior, sendo que as instituições podem organizar as carteiras independente de distanciamento; templos religiosos; academias, casamento, colações de grau e aniversários, atividades esportivas amadoras, boates e casas noturnas.
Os estabelecimentos em funcionamento deverão seguir todas as normas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, adotar o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de mesas, controle do fluxo de clientes, uso de máscaras e álcool em gel.