Dez novos brigadistas contratados pela Prefeitura de Araguaína por meio da Defesa Civil, participaram de um treinamento com o Corpo de Bombeiros, do dia 10 a 12 de maio. Com a finalização do curso, os profissionais já estão aptos para atuar em escala de 12 horas de trabalho.
- Publicidades -
De acordo com o secretário da Defesa Civil, o apoio da brigada é essencial para o controle das queimadas, principalmente com a chegada do período de estiagem. “Ano passado o contrato da parceria firmada era de acordo com a densidade de focos de queimadas, por isso o número mínimo de sete brigadistas, esse ano o critério mudou e agora é pelo tamanho da região e estamos disponibilizando dez para atender essa demanda”, informou, Ricardo Isaias.
Marcelo Mourão é um dos novos brigadistas, ele escolheu a profissão com intuito de minimizar os impactos negativos que as queimadas trazem na sociedade e no meio ambiente. “Saber que posso ajudar a população nessa época em que acontece muito incêndio criminoso e o quanto o trabalho da brigada do município é fundamental, isso me motiva”.
O treinamento foi desenvolvido com aulas práticas e teóricas, iniciadas na manhã de terça-feira, 10, na sede do 2º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) e em uma área pública perto do Setor Parque do Lago 2.
Curso
Aumento de queimadas
Programa Protocolo do Fogo
Desenvolvido em conjunto com órgãos ambientais e a sociedade civil organizada, o Protocolo do Fogo atua tanto na parte de prevenção como também no combate direto aos focos de incêndio na zona urbana e rural.