Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), assinou a ordem de serviço para reforma do aeroporto da cidade. As obras no terminal começaram a ser planejadas ainda em 2016 e foram autorizadas pelo governo federal em dezembro do ano passado. Neste primeiro momento será realizada a adequação das cabeceiras e da pista de pousos e decolagens.
- Publicidades -
“Com a modernização do aeroporto conseguiremos alavancar ainda mais a economia da região, trazendo mais empresas aéreas, mais investimentos para a cidade e claro, mais acessibilidade desse tipo de transporte à população de Araguaína e estados vizinhos”, disse o prefeito.
Segundo o município, o investimento de R$ 13,56 milhões irá contemplar as obras de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e do fim da pista, além das cercas de segurança do aeroporto. A empresa que venceu a licitação é a MG Engenharia.
Durante todo o período de estudo o projeto de reforma precisou ser readequado para reduzir o número de famílias impactadas e terrenos desapropriados. A previsão inicial era de que 100 famílias fossem impactadas, depois o número caiu para cerca de 20.
A previsão de início do serviço é para o mês de julho e a empresa contratada terá oito meses para concluir o serviço.
Na segunda etapa da obra, ainda em fase de elaboração do projeto, deverá ser realizada a ampliação e reforma do terminal de passageiros, da seção contra incêndio e auxílios à navegação. O investimento total no fim de toda a reforma será de R$ 49 milhões.
O Aeroporto de Araguaína atualmente é gerenciado pela Esaero e opera seis voos semanais. No terminal há voos de segunda a sábado, com chegada de Brasília às 13h55 e saída de Araguaína às 15h30.