Um filhotinho de cervo foi encontrado pelo proprietário de um comércio de gás e água em Dianópolis nesta segunda-feira (21). A Polícia Militar (PM) foi acionada e resgatou o animal, que apresentava sinais de desnutrição,
- Publicidades -
Ele foi levado para a sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e está sendo monitorado pelo Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) até ter condições de ser solto na natureza novamente.
De acordo com a PM, nesse período de queimadas é recomendado à população que acione os órgãos ambientais e de segurança quando animais silvestres forem avistados em áreas urbanas.
“Por enquanto será feito um monitoramento desse animal, porque ele precisa ganhar peso. Ele está muito abaixo do peso ideal. Por enquanto ele está aceitando a alimentação que nós estamos oferecendo e daqui para frente é só monitorar o animal”, explicou a coordenadora do Cefau, Samara Almeida.
De acordo com a PM, nesse período de queimadas é recomendado à população que acione os órgãos ambientais e de segurança quando animais silvestres forem avistados em áreas urbanas.
A coordenadora do Cefau, Samara Almeida, ainda destacou que alguns fatores podem influenciar no aparecimento desses animais nas regiões urbanas.
“O desmatamento, perda do habitat, construções civis. Os animais eles procuram abrigos para se refugiar. Nessa época do ano em especial, pode ser por causa de queimadas para não inalar fumaça. Ele acaba fugindo do local, procurando outro mais propício e acaba tentando um refúgio na casa de alguém porque acabou ficando perdido. Mas também tem o fator natural que pode ser que naquele tempo em que pais saíram para procurar alimentos e deixaram os filhotes sozinhos. Nesse caso, em especial do cervo, pode ter acontecido isso, mas não posso ser taxativa e dizer que é um fator só. São vários”, contou.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820