30 de abril de 2024 19:31

Cidades

Em Dueré, milhares de peixes são encontrados mortos em barragem que retém água para irrigação de lavouras

Publicado em

Em Dueré, milhares de peixes são encontrados mortos em barragem que retém água para irrigação de lavouras

Em Dueré, na região sul do estado, uma estação elevatória de uma fazenda apareceu com milhares de peixes mortos. A barragem é usada para reter a água destinada a irrigação de lavouras. No local, as imagens mostram que havia pouca quantidade de água descendo o rio quando os peixes foram encontrados mortos.

O secretário de meio ambiente de Dueré, Marques Augusto Carneiro, contou que na cidade existem quatro estações elevatórias e todas são legalizadas. Ele afirmou que esteve no local da morte de peixes há uma semana e a situação estava normal, mas na quinta-feira (27) começou a receber imagens mostrando a morte dos peixes.

“Eu acredito que ou foi um erro de operação ou fizeram porque quis fazer. Alguma coisa de errado aconteceu com ela. Só o Naturatins ou os órgãos responsáveis vão saber o que aconteceu aí”, disse.

Nas imagens é possível ver a estação elevatória praticamente fechada e muitos peixes mortos abaixo da barragem.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o fato aconteceu na estação elevatória da fazenda Badú e enviou uma equipe para vistoriar o local. De acordo com o órgão, as barragens devem manter 25% da vazão da barragem.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana