Em Dueré, na região sul do estado, uma estação elevatória de uma fazenda apareceu com milhares de peixes mortos. A barragem é usada para reter a água destinada a irrigação de lavouras. No local, as imagens mostram que havia pouca quantidade de água descendo o rio quando os peixes foram encontrados mortos.
- Publicidades -
O secretário de meio ambiente de Dueré, Marques Augusto Carneiro, contou que na cidade existem quatro estações elevatórias e todas são legalizadas. Ele afirmou que esteve no local da morte de peixes há uma semana e a situação estava normal, mas na quinta-feira (27) começou a receber imagens mostrando a morte dos peixes.
“Eu acredito que ou foi um erro de operação ou fizeram porque quis fazer. Alguma coisa de errado aconteceu com ela. Só o Naturatins ou os órgãos responsáveis vão saber o que aconteceu aí”, disse.
Nas imagens é possível ver a estação elevatória praticamente fechada e muitos peixes mortos abaixo da barragem.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o fato aconteceu na estação elevatória da fazenda Badú e enviou uma equipe para vistoriar o local. De acordo com o órgão, as barragens devem manter 25% da vazão da barragem.
“Uma equipe está averiguando o que pode ter motivado a morte de peixes em uma estação elevatória do município de Dueré. Ainda não há um laudo conclusivo sobre o ocorrido. Os dados serão analisados e tomadas as providências cabíveis”, afirmou em nota.