Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.
- Publicidades -
Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.
Palmas
Em Palmas, dez Centros de Saúde da Comunidade estarão abertos das 8 às 17 horas. Além delas, na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’.
Estarão abertos no Dia D os Centros de Saúde da Comunidade da Arno 41 (403 Norte); Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); da ASR-SE 75 (712 Sul); Valéria Martins, na Arse 122 (1206 Sul); do Jardim Taquari; Laurides Milhomem (Jardim Aureny III); Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I); Santa Fé; Morada do Sol e Walter Morato (Distrito de Taquaruçu).
O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.
Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com coeficiente menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes) devido ao número de brasileiros nessa faixa de idade.
Casos
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre Sarampo, de janeiro até outubro deste ano já haviam sido confirmados 6.640 casos e seis mortes. No período de 7 de julho a 29 de setembro, foram registrados 5.404 casos confirmados, enquanto 22.564 ainda estão em investigação. Outras 7.554 suspeitas foram descartadas. O período concentrou 81% dos casos confirmados neste ano.
Sarampo
Causado por vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.
Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.
Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.
Confira os locais de vacinação no Dia D
Das 8 às 17 horas
– CSC Arno 41 (403 Norte)
– CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)
– CSC ASR-SE 75 (712 Sul)
– CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul)
– CSC Jardim Taquari
– CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)
– CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
– CSC Morada do Sol
– CSC Santa Fé
– CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
Das 13 às 18 horas
– Escola de Tempo Integral Daniel Batista, durante a ação ‘Defensores na Comunidade’, a equipe de imunização do CSC da Arne 64 (508 Norte) vacinará os pequenos das 13 às 18 horas.