Os moradores de Araguaína que estiverem apresentando sintomas gripais poderão procurar atendimento em mais pontos a partir deste sábado, 22. Devido ao aumento do número de novos casos, a Prefeitura retornou com a programação mensal de plantão nas UBS (unidades básicas de saúde) de referência para covid-19. Além disso, o HMC (Hospital Municipal de Campanha) segue disponível para os casos mais graves.
- Publicidades -
A programação divulgada para janeiro traz atendimento das 8 às 16 horas, em duas UBS: no dia 22, na UBS José Rezende, que fica no Setor Alto Bonito, e no dia 29, a UBS Araguaína Sul, ao lado da UPA. “Anunciaremos o próximo cronograma do atendimento de plantão antes do início de fevereiro. Com isso, podemos atender os casos mais leves e manter o HMC para os atendimentos mais graves”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Cordeiro.
Para ser atendido, o morador deve portar um documento pessoal com foto e, caso tenha, o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
Orientação para sintomas graves
Quanto aos sintomas graves da covid-19, como dificuldade para respirar, perda de apetite, dor persistente ou pressão no peito, o atendimento é realizado no Hospital Municipal de Campanha, no Setor Jardim das Flores.
Aumento dos casos
De acordo com o boletim epidemiológico da Saúde Municipal, desde o início do ano foram registrados 1.841 casos novos de covid-19 e 14 mortes por complicações causadas pela doença. Só nessa terça-feira, 18, foram registradas 225 novas confirmações e uma morte, uma mulher de 102 anos.