14 de maio de 2024 11:30

Cidades

Cavalo cai, acaba morrendo durante uma cavalgada em Fátima e levanta suspeitas de maus-tratos

Publicado em

Cavalo cai, acaba morrendo durante uma cavalgada em Fátima e levanta suspeitas de maus-tratos

Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um cavalo cai durante uma cavalgada em Fátima, região sul do Tocantins, e acaba morrendo. O caso aconteceu no último sábado (6) e o evento fazia parte da comemoração do 41° aniversário da cidade.

De acordo com o AF Notícias, moradores do local ficaram revoltados com a cena e há suspeitas de que o animal tenha sofrido com maus-tratos, visto que os registros mostram ele bastante magro e debilitado. Além disso, um deles já protocolou uma denúncia no Ministério Público (MPTO) para que o caso seja investigado.

Moradores pedem providências em relação ao caso

Moradores questionam o caso e pedem que medidas sejam tomadas – Foto: Divulgação/Redes Sociais

O que dizem as autoridades e órgãos oficiais

A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso ainda não foi registrado na Polícia Civil, entretanto, a 73ª Delegacia de Polícia de Fátima abrirá uma verificação de procedência das informações para averiguar o ocorrido.

Em nota, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disse que designou uma equipe técnica para acompanhar a cavalgada e que após uma investigação técnica, foi constatado que ocorreu um acidente.

O cabresto teria soltado da mão do condutor e acabou enrolando na pata do animal, levando à queda e à morte dele. Não foram encontradas evidências de maus-tratos, disse o órgão.

A Adapec afirmou ainda que é responsável pela fiscalização sanitária de eventos fechados e devidamente cadastrados na instituição e tem marcado presença nos eventos agropecuários, que ocorrem em locais abertos para auxiliar na garantia do bem-estar animal, finalizou.

Legislação

Segundo a Lei nº 4.132, de 12 de janeiro de 2023, a responsabilidade pela manutenção do bem-estar animal é coletiva em parceria com a comunidade.

A legislação também estabelece que eventos podem ser suspensos pelo Médico Veterinário Responsável Técnico, pelo promotor ou administrador do evento, ou pelo representante da Adapec, caso seja identificado algum perigo que comprometa o bem-estar dos animais e dos participantes.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana