Um caminhão com carvão mineral sem licença e sem exigências para o transporte foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a manhã desta quarta-feira (29) em Guaraí.
- Publicidades -
Conforme a corporação, o veículo estava sendo conduzido por um homem de 26 anos quando foi abordado no quilômetro 322 da BR-153. Durante a abordagem, foi constatado que a carga era considerada Produto Perigoso, sujeito à combustão espontânea, tal classificação exige uma Autorização Ambiental para o Transporte Interestadual, que não foi apresentada.
Além disso, os documentos CIV (Certificado de Inspeção Veicular) e CIPP ou CTPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produto Perigoso) não estavam disponíveis e diversas amostras de carvão possuiam características de origem em madeira nativa sem licença válida e não em eucalipto.
O condutor informou que não sabia da existência destes documentos e que a contabilidade da empresa responsável pela carga o desconhecia.
Diante das informações obtidas, foi constatada, a princípio, a ocorrência de produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana, ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos e transporte.
O veículo e a carga apreendida foram encaminhados para o órgão ambiental competente, para as devidas medidas cabíveis.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820