Representando o Tocantins e o Brasil, carateca araguainense, Maryana Lira, de 12 anos, vai participar do 11º Campeonato Mundial de Karatê, dos dias 13 a 16 de julho, na cidade de Dundee, na Escócia.
- Publicidades -
A competição
O campeonato é organizado anualmente pela WUKF (União Mundial das Federações de Karatê), órgão regulador internacional do karatê esportivo, com 45 países membros. Maryana Lira está sendo apoiada pela Prefeitura de Araguaína e será a única representante do Tocantins na competição.
A delegação brasileira formada por 15 atletas filiados à CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos) viajará para a cidade de Dundee, na Escócia, no dia 9 de julho. O campeonato mundial contará com a participação de quatro mil competidores divididos em diversas categorias, sendo considerada uma competição de alto nível.
Dedicação e apoios fundamentais
Maryana começou a treinar aos seis anos por incentivo do pai, João Roque Frederico, que inicialmente planejava levar apenas o filho mais velho aos treinos de Karatê. Após seis anos se dedicando ao esporte, a adolescente já acumula 32 medalhas, incluindo os títulos de Campeã Brasileira e do Troféu Brasil de Karatê, além de outras diversas competições nacionais e estaduais.
“Eu nunca imaginei que chegaria tão longe e entendo a responsabilidade de ser a única atleta brasileira da minha categoria a competir neste campeonato. Estou um pouco nervosa, pois sei que vou encontrar meninas muito fortes por lá e por isso minha rotina de treinos está bem puxada. Quero trazer a medalha de ouro e estou contando com a torcida de todos”, conta Maryana.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820