Araguaína/Sítio Novo – A 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia contará com a apresentação de três projetos do Tocantins. Estudantes de Araguaína e Sítio Novo do Tocantins representarão o estado na feira, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro no Centro de Eventos da FENAC, em Novo Hamburgo (RS).
- Publicidades -
O evento, que terá entrada gratuita, será realizado das 13h30 às 21h e é considerado o maior do tipo na América Latina, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira reunirá participantes de 12 países e 21 estados brasileiros.
Os jovens cientistas abordarão temas relacionados a biologia e sustentabilidade, explorando áreas como a pesquisa de colônias de abelhas, o uso de energia solar para a degradação de plásticos e o desenvolvimento de um sabonete a partir de sementes.
Representando Araguaína, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins apresentarão os seguintes projetos: “ApisSense – Monitoramento Remoto de Colmeias”, desenvolvido por Daniel Ribeiro Moura, Nycollas Oliveira Braga e Rennzo Rodrigues Diedrichs, e “Sunplastic – O uso da energia solar para degradação pirolítica de resíduos plásticos”, realizado por Ana Tereza Vitalino de Sousa, Nicole Matos da Silva e Maisa Costa Silva.
De Sítio Novo do Tocantins, os estudantes da Escola Santa Teresinha apresentarão o projeto “Síntese Verde de Nanopartículas de Prata Antibacterianas e Formulação de Sabonete Líquido com Subprodutos da Semente de Sapucaia (Lecythis pisonis Cambess)”, elaborado por Pedro Henrique dos Reis Silva e Antonia Joelma dos Reis Silva.
Participantes de países como Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia também estarão presentes.
Mais de 30 organizações estão oferecendo prêmios e incentivos educacionais, que somam mais de R$ 1 milhão.
Os interessados em acompanhar a Mostratec, podem assistir à programação ao vivo pelo canal do evento no YouTube.