A Agência de Metrologia do Tocantins vai fiscalizar produtos de limpeza que são vendidos em estabelecimentos de Porto Nacional até o próximo dia 23 de outubro. A ação faz parte do plano de trabalho do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A fiscalização tem como objetivo verificar a qualidade das mercadorias e foi chamada de Operação Limpeza. Em todo país são realizadas visitas às fábricas, supermercados, mercados de bairro e estabelecimentos especializados no segmento.
Os técnicos da metrologia estadual estão visitando estabelecimentos comerciais em Porto Nacional para o recolhimento de produtos como: sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante, entre outras mercadorias utilizadas para limpeza em geral.
“As operações especiais têm por objetivo aprofundar na verificação de alguns produtos, em conformidade com a sazonalidade das mercadorias. Para isso, o Inmetro estabelece um cronograma e todos os órgãos delegados realizam as operações de forma local”, explicou o presidente da Agência Estadual de Metrologia, Rérison Castro.
Durante a fiscalização os técnicos verificam a indicação quantitativa na embalagem e comparam com o conteúdo contido no recipiente. São selecionados produtos de variados tamanhos e marcas diferentes. Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da Agência e posteriormente os resultados serão divulgados.