A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam uma carga de 20 toneladas de sementes de capim forrageira andropogon na BR-153 em Paraíso do Tocantins. O dono das sementes foi multado em R$ 3,6 mil e o produto foi destruído no aterro sanitário de Paraíso.
- Publicidades -
A Adapec informou que a destruição foi necessária porque não havia comprovação da origem das sementes. Sem saber de onde elas vieram, não há como comprovar que os produtos não oferecem riscos às demais propriedades. Os técnicos alertam que ela poderiam inclusive disseminar pragas nos campos.
O motorista apresentou uma nota fiscal avulsa de origem em Rio Verde (GO) com destino ao estado do Pará, segundo as informações da Adapec. O documento tinha informações incompletas e ele não possuía o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), que é obrigatório nestas situações.
O flagrante foi na tarde desta quinta-feira (3). Além das sementes também foram apreendidas embalagens vazias que não tinham nenhum tipo de rótulo.