Em comemoração aos 63 anos de Araguaína, a prefeitura promoveu um evento com mais de 20 mil pessoas, chamado de Araguaína para Cristo. A celebração foi realizada no calçadão da Via Lago, o principal ponto turístico da cidade. Nas imagens divulgadas pelo próprio município é possível ver que inúmeras pessoas não utilizavam máscaras.
- Publicidades -
Segundo o município, o evento foi organizado por pastores e padres de diversas igrejas da cidade com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer. A programação teve seis horas de duração, com shows de artistas locais e nacionais.
O evento teve participação de pelo menos 25 igrejas de Araguaína, além de caravanas de outras cidades circunvizinhas.
Apesar de não haver mais proibição à realização de eventos em Araguaína, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório após uma decisão da Justiça suspender o decreto municipal que desobrigava o item na cidade. O município, inclusive, publicou um novo texto retomando a obrigatoriedade.
Apesar disso, centenas de pessoas estavam sem o item durante o evento. Além disso, um decreto publicado pelo governo do estado estabeleceu o passaporte da vacina para eventos com mais de 200 pessoas. A regra vale tanto para ambientes fechados como abertos.
Araguaína é a segunda cidade mais afetada pela pandemia no Tocantins. Na última quinta-feira (9) a cidade teve mais 22 novos casos e contabilizava 37.979 diagnósticos positivos, além de 550 mortes desde o início da pandemia.
Os números dados não vêm sendo atualizados desde então porque a Secretaria de Estado da Saúde estaria sem acesso aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde devido um ataque hacker que aconteceu na sexta-feira (11).