Com muita emoção a diarista Eldima Araújo e a dona de casa Rosivânia Oliveira veem o sonho das suas casas próprias cada vez mais perto de serem realizados. Elas foram duas das 500 pessoas sorteadas na tarde desta quinta-feira, 04, para receber uma das casas do empreendimento habitacional Recanto das Araras I, próximo ao setor Santa Fé na Capital. Cerca de R$ 38 milhões foram investidos no empreendimento que é resultado de um convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Palmas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
- Publicidades -
A seleção foi feita por meio de sorteio da Loteria Federal, concurso nº 05376, de 03 de abril de 2019, e teve a participação de mais de 17 mil famílias inscritas no Cadastro Municipal de Habitação. A lista dos selecionados poderá ser consultada pelo Diário Oficial do Município ou pelos seguintes endereços: habitacao.palmas.to.gov.br ehabitacao2.palmas.to.gov.br.
“Eu só sei agradecer a Deus por este momento. Eu moro de favor e estou desempregada, então eu trabalho como diarista, quando aparece oportunidade. Obrigada, meu Deus e obrigada, Prefeitura de Palmas, por esse dia. Nunca pensei em sentir uma alegria tão grande”, disse emocionada Eldima Araújo, acrescentando que tem quatro filhos e que sente que sua vida vai mudar completamente.
Já a dona de casa Rosivânia Oliveira foi selecionada no sorteio pelo grupo de pessoas com deficiência. Ela conta que tem uma filha pequena e que mora há três anos em uma casa alugada na região Norte de Palmas com o seu esposo, que também tem problemas de saúde. “Nossa vida não é fácil, pois, o dinheiro é pouco e tem que ser dividido com aluguel, comida, roupas e remédios. Ganhar esta casa é maravilhoso, eu só tenho que agradecer e agora é entregar os documentos e esperar o dia da mudança”, planeja Rosivânia.
“Realizamos mais uma etapa e agora vamos dar continuidade com os sorteios de mais dois empreendimentos habitacionais, um no dia 08 e o outro no dia 11 de abril. A gestão municipal sabe da importância desta ação na vida destas famílias e tem atuado no sentido de trazer moradia digna e cidadania a estes palmenses”, ressaltou a secretária executiva de Habitação, Sabrina Machado.
Sorteio
Todo o processo de seleção das famílias foi coordenado por uma comissão composta pelo corpo técnico da Secretaria de Habitação e contou com a participação de órgãos como Defensoria Pública, Caixa Econômica, Observatório Social e centenas de inscritos. Também foi convidada uma representante dos cadastrados para acompanhar os trabalhos da comissão. “É uma forma de manter a lisura, a transparência e a responsabilidade técnica que este processo requer. Quanto mais transparência melhor”, explica o secretário de Habitação de Palmas, Fábio Frantz.
O sorteio seguiu a seguinte ordem, primeiro foram pré-selecionados o grupo de idosos, depois o de pessoas com deficiência. Em seguida os grupos, I, II,III, sendo que o grupo I representa a cota de 60% das unidades habitacionais destinadas para quem atinge de quatro a seis critérios, o grupo II, a cota de 25% para quem atinge de dois a três critérios e o grupo III, a cota de 15% para quem atinge até um critério.
Próximo sorteio
O sorteio do Empreendimento Jardim Vitória I será realizado na próxima segunda-feira, dia 08 de abril, às 15 horas, também no auditório do Resolve Palmas da Avenida JK. Já o sorteio do Empreendimento Recanto das Araras II acontece dia 11 de abril, às 15 horas, no mesmo local.