27 de abril de 2024 08:06

Brasil

STF marca julgamento de habeas corpus do caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão

Publicado em

STF marca julgamento de habeas corpus do caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão


source
 Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão
Reprodução

Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento do último pedido de habeas corpus do caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Nesta quinta-feira, a primeira turma da Corte pautou o caso para ser avaliado pelos ministros entre os dias 3 e 10 de dezembro. O pedido de soltura da defesa do réu é baseado na substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, a revogação de sua detenção, e o reconhecimento da ilegalidade da prisão preventiva, entre outros benefícios.

Zé Trovão foi preso dia 26 de outubro, quando se entregou à Polícia Federal de Joinville (SC). O caminhoneiro estava foragido desde o dia 3 de setembro. O pedido de prisão preventiva foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizado pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Enquanto estava foragido, a defesa de Zé Trovão apresentou um pedido de habeas corpus. Entretanto, o pedido foi negado pelos ministros do Supremo.

Em nova tentativa de habeas corpus, a defesa do bolsonarista pede reconhecimento de “tempestividade do agravo regimental, que o agravado, ora eminente ministro Luís Roberto Barroso, reconsidere a decisão anteriormente proferida em sede de habeas corpus, cessando o constrangimento ilegal do ora agravante pelos argumentos expostos”. Além disso, os advogados de Zé Trovão também pedem a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, a revogação de sua detenção, e o reconhecimento da ilegalidade da prisão preventiva, entre outros benefícios.

O caminhoneiro é investigado por ameaças à democracia na convocação de “atos violentos de protesto” durante as manifestações organizadas no 7 de setembro. O bolsonarista está proibido, por ordem judicial, de se aproximar de um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes desde o dia 20 de agosto.

Zé Trovão ficou conhecido por publicar vídeos defendendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a favor do tratamento precoce contra a Covid-19, chamando a intervenção militar e pedindo o impeachment dos 11 ministros do STF. Além disso, Zé Trovão também é dito como o responsável por organizar os protestos de caminhoneiros realizados em setembro.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana