Brasil – A Receita Federal iniciará a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2024 nesta semana, com previsão até sexta-feira (24). Os pagamentos estão agendados para começar em 31 de maio, coincidindo com o último dia do prazo para a entrega das declarações. Ainda não foram divulgados detalhes sobre quantos contribuintes estão incluídos neste primeiro lote.
- Publicidades -
Os grupos prioritários para receber a restituição neste primeiro lote incluem idosos acima de 80 anos, seguidos por aqueles entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiências ou doenças graves, professores cuja principal fonte de renda venha do magistério, e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via PIX.
Calendário e instruções para consulta
Os pagamentos das restituições serão efetuados em cinco lotes, de acordo com a Receita Federal. O calendário de pagamentos é o seguinte:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Para consultar a liberação da restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet e seguir para “Meu Imposto de Renda”, onde podem verificar a “Consulta à Restituição”. A Receita também oferece um aplicativo para tablets e smartphones que facilita o acesso a informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral no CPF.
Adicionalmente, durante a consulta, é possível descobrir se existem pendências que colocaram a declaração na malha fina, o que impede o pagamento da restituição. Para verificar as pendências, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolher “Pendências de Malha”.