A epidemia de dengue no Brasil tem se tornado cada vez mais evidente e dúvidas sobre quais medicamentos podem auxiliar em pacientes infectados também aumentaram. Veja abaixo como a doença se manifesta e quais remédios são aconselhados e quais não.
- Publicidades -
Sintomas
A dengue, além de causar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, pode também manifestar sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental. A doença se divide em dois grupos: dengue clássica e hemorrágica, sendo esta última caracterizada por sangramentos nas gengivas ou fezes, devido à destruição de plaquetas responsáveis pela coagulação.
Tem tratamento?
Não existe um medicamento específico para tratar a dengue, e automedicação é desaconselhada.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real
Medicamentos que podem piorar o quadro
Certos medicamentos, como aspirina e AAS, pertencentes à classe dos salicitatos, não devem ser usados por pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, pois podem afetar a coagulação, aumentando o risco de sangramentos. O mesmo se aplica a outros medicamentos desta categoria, como diflunisal, salicilato de sódio e metilsalicilato, como explica a infectologista Mirian Dal Bem, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno e nimesulida, também não são recomendados, pois prejudicam o funcionamento das plaquetas, aumentando o risco de sangramentos. Corticoides, como prednisona e hidrocortisona, têm efeito semelhante e devem ser evitados, confirmou o médico Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade Paulista de Infectologia e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ao contrário do que circula na internet, a ivermectina não é indicada para tratar a dengue, sendo seu uso desaconselhado pelo Ministério da Saúde, já o Paracetamol e dipirona são os medicamentos mais recomendados para aliviar os sintomas da dengue, pois não aumentam os riscos de sangramento.
Importância da hidratação
Manter uma boa hidratação é crucial, já que a dengue provoca inflamação, causando a perda de líquidos dos vasos sanguíneos. Além do consumo de água, soros podem ser úteis para repor os sais perdidos, sendo a ingestão de 60 ml de líquido para cada quilo de peso do paciente recomendado. É fundamental procurar orientação médica para o tratamento adequado, pois cada caso pode exigir cuidados específicos.
*Com informações da BBCNews
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820