Brasil – Nesta sexta-feira (31), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física recebem o primeiro dos cinco lotes de restituição de 2024. Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores e contempla todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber.
- Publicidades -
Maior lote de restituição da história
A Receita Federal desembolsará R$ 9,5 bilhões para 5.562.065 contribuintes, caracterizando o maior lote de restituição do Imposto de Renda da história. Os pagamentos serão realizados ao longo do dia na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Prioridade no reembolso
Todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades este ano. A maior parte, 2.595.933 contribuintes, têm entre 60 e 79 anos, seguidos por 1.105.772 cuja maior fonte de renda é o magistério. Em terceiro lugar, 886.260 declarações são de contribuintes gaúchos, totalizando mais de R$ 1 bilhão. Também estão na lista 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida. Além disso, 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote consultando a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Se não estiver na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração para verificar pendências, podendo enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Resgate de restituição não depositada
Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco. Se o valor não for resgatado após um ano, deve ser requerido no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.